Popular Posts

Tuesday 28 June 2011

Condessa de Segur e os Desastres de Sofia

Os Desastres de Sofia foi o meu primeiro amor literário. Li a edição de capa dura que a minha mãe tinha lá em casa dos anos 60. Não tinha as imagens dos livros editados posteriormente. Depois desse seguiram-se As Meninas Exemplares, O Bom Diabrete entre outros. Mas só há pouco tempo é que me deparei com a biografia de Sofia Feodorovna Rostopchine, quando pesquisava uns artigos sobre literatura infantil. A Condessa de Ségur, ao contrário do que eu imaginava nasceu em São Petesburgo e não na cidade da luz a 1 de Agosto de 1799. A sua família era originária da Mongólia e o seu pai foi Ministro das Relações Exteriores da Rússia. Em 1819, após a invasão francesa, sob o comando de Napoleão Bonaparte, a família partiu para o exílio, primeiro em Varsóvia e depois Paris, onde se converteram ao Catolicismo. Foi também em Paris que Sofia conheceu e se casou com o Conde de Ségur. Foi um casamento infeliz, devido à negligência e inconstância do Conde, mas que no entanto originou oito filhos. A Condessa de Ségur escreveu o seu primeiro conto aos 58 anos. Morreu em Paris a 9 de Fevereiro de 1874.  

1 comment:

  1. Sofia, fico contente por esta iniciativa que com toda certeza nos vai dar muito maior conhecimento e enriquecimento pessoal. Quantos livros da Condessa de Ségur devo ter "algures" aqui em casa dentro de caixotes... livros esses que tb fizeram parte da infância dos meus filhotes alguns deles oferecidos por mim em datas festivas. Interessante nunca tive a mínima preocupação em saber algo sobre vida desta escritora.
    Obrigada minha querida!
    Uma beijoca

    ReplyDelete